Ir para o conteúdo

Notícias

MARELO e a Indústria 4.0

A MARELO tem trabalhado dia e noite para ser uma parte ativa da modernização nos processos logísticos internacionais

Com a fusão entre o mundo digital, o físico e o biológico, o modo de fazer a indústria acontecer hoje já é bastante diferente que há cinco anos e certamente passará por significantes alterações nos próximos cinco anos, resultando proporcional sucesso às empresas que conseguirem se manter ativas e participantes no processo de atualização para a nova versão da Revolução Industrial.

Em 1966 o Dr. Martin Luther King, em seu discurso intitulado “Permanecendo Acordados Por Uma Grande Revolução”, citou um trecho de "Rip Van Winkle" de Washington Irving, sobre um homem que dormiu vinte anos. O tempo em que Rip passou dormindo não impressionou tanto o Dr. King quanto o fato de Rip ter dormido durante um processo de revolução que mudou o curso da história.

Dr. Martin Luther King afirma que “uma das grandes responsabilidades da vida é que pessoas demais se encontram vivendo em meio a um grande período de mudança social, e ainda assim não conseguem desenvolver as novas atitudes, as novas respostas mentais que a nova situação exige. Eles acabam dormindo através de uma revolução”.

A tecnologia vem a este momento como a melhor forma de solução de questões e dificuldades das indústrias, agilizando processos para quem produz e disponibilizando prontamente produtos ao consumidor. O processo da cadeia de suprimentos nunca foi mais enxuto do que atualmente e ainda tem bastante espaço para melhorias e modernizações. Segundo o SEBRAE, “nessa visão de futuro, ocorre uma completa descentralização do controle dos processos produtivos e uma proliferação de dispositivos inteligentes interconectados, ao longo de toda a cadeia de produção e logística”.

A Riachuelo, grande rede de vestimentas no varejo, tem anunciado em seu site a abertura de lojas completamente digitais, onde o cliente vai ao ambiente físico somente para experiência sinestésica, fecha a compra em seu smartphone e escolhe o horário para retirar seu pedido no local ou receber o produto em sua casa.

Segundo as revistas Valor Investe e Valor Econômico, as Lojas Americanas também tem testado, já com cinco unidades em operação, lojas digitais para exposição e entrega de itens comprados online.

Todas essas alterações e atualizações oriundas da Revolução Industrial 4.0 surgem através do entendimento de padrões rotineiros e repetitivos efetuados por ações humanas e transformação para execução por robôs. Artigo da Universidade Mackenzie, apresenta essa questão de forma positiva e motivadora, mas aponta a necessidade de mudança e adaptação no processo de ensino dos novos profissionais que devem então passar a ser preparados muito mais a pensarem em questões e soluções a problemas complexos do que a executarem padrões repetitivos, por serem estes substituíveis de forma excelente por dispositivos digitais.

Os processos apresentados por estas empresas alarmam uma demanda em eficiência e comunicação de forma unificada e excelente entre a produção, a tecnologia de informação e a logística, enquanto diminui cada vez mais a necessidade e utilidade de outros serviços intermediários executados por ações humanas. O autor Paulo R.A. Rodrigues defende em seu livro Introdução aos sistemas de transportes no Brasil e à logística internacional que “o gerenciamento logístico internacional exige que todas as atividades que interligam o mercado fornecedor ao mercado consumidor sejam vistas sob uma ótica integrada, pois o impacto de qualquer decisão tomada em algum ponto, afetará todo o sistema.”

A MARELO tem trabalhado dia e noite para ser uma parte ativa da modernização nos processos logísticos internacionais, direcionando todo o processo operacional de coordenação de embarques para dentro de sua plataforma digital de desenvolvimento próprio que se molda às necessidades específicas de cada cliente. Desta forma, consegue direcionar o trabalho humano em proporcionar melhor relacionamento com os usuários, através de profissionais focados em soluções e identificação de padrões exclusivos para cada parceiro para que juntos se consiga desenvolver as novas atitudes, as novas respostas mentais que a nova situação exige.